Veja as 10 certificações que vão impulsionar a sua carreira.
Antes de começar, gostaria de deixar claro que os cursos e certificações aqui apresentados, NÃO são os melhores e, muito menos, os mais reconhecidos do mercado.
O objetivo aqui é trazer um conteúdo introdutório, principalmente para quem está começando ou tem curiosidade de aprender mais sobre o mundo da Agilidade e, que talvez não tenha condições de investir em capacitações neste momento.
Outro ponto importante é que preciso tomar cuidado com alguns dos cursos que irei listar, muitos se desviam em algumas partes dos conceitos oficiais dos métodos e frameworks, mas para quem está começando acredito que seja um bom ponto de partida.
Sem entrar no mérito da discussão se vale ou não a pena fazer os cursos e incluí-los no seu currículo e linkedin, na minha opinião, todo conhecimento é válido, desde que você saiba utilizá-los na prática e tenha uma visão crítica sobre o assunto. É importante sempre buscar novas visões, questionar e se aprofundar cada vez mais para não ter uma visão rasa sobre a coisa.
Dito isto, vamos aos cursos:
1 - Scrum Foundation Professional Certificate (SFPC) - Certiprof:
Esta certificação é bem conhecida pela comunidade, mas como o óbvio para mim pode não ser para o outro, decidi incluí-la na lista. Importante observar que no material disponibilizado para estudo e nas questões da prova, há pontos que destoam dos conceitos originais do guia do Scrum, fiquem atentos.
A prova em Português é relativa à versão anterior do guia do Scrum, de 2017. Já existe a prova referente ao novo guia do Scrum, de 2020, mas somente em Inglês, se tiver alguma familiaridade com o idioma, faça em Inglês mesmo, é bem tranquilo.
Link para acesso ao material e prova: https://certiprof.com/pages/sfpc
2 - Scrum Fundamentals Certified (SFC) - Scrum Study:
A Scrum Study criou seu próprio guia do Scrum, um material muito denso e prescritivo que destoa do conceito original e dos princípios do Scrum.
Mas para quem está iniciando neste universo e quer se desafiar, vale a pena dar uma conferida. Eles também disponibilizam material para estudo e a prova de certificação.
Link para acesso ao material e prova: https://www.scrumstudy.com/portuguese/scrum-fundamentals-certified
3 - Kanban Essentials Professional Certificate (KEPC) - Certiprof:
É uma certificação nova lançada pela Certiprof e bem introdutória sobre o Kanban, não espere um conteúdo aprofundado sobre o método, os conceitos ficam muito básicos e focam muito na parte histórica de como surgiu o Kanban. Eles disponibilizaram material de estudo com vídeo aulas sobre o tema.
Link para acesso ao material e prova: https://certiprof.com/pages/kanban-essentials-initiative
4 - Design Thinking - IBM
A IBM disponibilizou uma trilha de treinamento em Design Thinking composta por quatro níveis, Practitioner, Co-Creator, Coach e Team Essentials for AI.
É um treinamento muito interessante que explora técnicas de Design Thinking para a descoberta de soluções e novos produtos e que vale muito a pena ser feito.
Um detalhe importante é que o treinamento está todo em Inglês.
Link para acesso ao curso: https://www.ibm.com/design/thinking/
5 - Design Thinking - FIAP
Mais um treinamento de Design Thinking. Este eu confesso que não fiz, mas considerando que a FIAP é uma escola de renome, creio que valha a pena, ainda mais sendo de graça.
Link para acesso ao curso: https://on.fiap.com.br/local/movimentobrasildigital/
6 - DevOps e Cultura Ágil - FIAP
Outro treinamento disponibilizado pela FIAP de forma gratuita, desta vez sobre DevOps, tema muito importante para quem trabalha com equipes ágeis e de fundamental importância que conheça pelo menos os principais conceitos.
Link para acesso ao curso: https://on.fiap.com.br/local/movimentobrasildigital/
7 - DevOps Essentials - 4linux
Este treinamento irá fornecer uma base boa sobre o que é, e o porquê de utilizar DevOps. Além de trazer alguns exercícios práticos. Recomendo!
Link para acesso ao curso: https://4linux.com.br/cursos/treinamento/devops-essentials/
8 - Six Sigma White Belt - Escola EDTI
Este é o primeiro nível de certificação da metodologia Six Sigma.
O Six Sigma é um conjunto de práticas aplicadas em uma empresa para eliminar defeitos a partir da redução da variação dos processos.
Mesmo para aqueles que não queiram seguir carreira na metodologia Six Sigma, é interessante conhecer os conceitos, aprender como surgiu e seus objetivos, ainda mais por ter uma ligação forte com o Lean Manufacturing, que é a base para os métodos ágeis.
Após o treinamento, é necessário fazer uma prova para a obtenção do certificado.
Link para acesso ao material e prova: https://ead2.escolaedti.com.br/certificacao-white-belt-em-lean-seis-sigma
9 - Six Sigma Yellow Belt - Scrum Study
Segundo nível de certificação em Six Sigma para que você possa se aprofundar um pouco mais sobre o tema.
Assim como no treinamento anterior, também é necessário a realização de uma prova ao final do curso.
Link para acesso ao material e prova: https://www.6sigmastudy.com/Six-Sigma-Yellow-Belt.asp
10 - Gestor Ágil - Escola Virtual do Gov
Aqui estamos falando de uma trilha de treinamentos disponibilizada pela Escola Virtual do Governo de forma totalmente gratuita e que conta com um carga horária de 175 horas, com treinamentos tanto de software como de hard skills.
Um detalhe é que alguns treinamentos desta trilha tem o foco mais voltado para o contexto do setor público, contudo, há muito conteúdo interessante, que pode ser explorado e que irá agregar para o desenvolvimento dos seus conhecimentos.
Link para acesso aos cursos: https://www.escolavirtual.gov.br/programa/77
Para aqueles que podem investir (eu recomendo que façam isso) busquem sempre por treinamentos e certificações oficiais dos criadores dos métodos ou frameworks. Por exemplo: Certificações CSM ou CSPO da Scrum Alliance ou PSM e PSPO da Scrum.org, que são instituições fundadas pelos criadores do Scrum; ou TKP, KSI ou KSD que são treinamentos oficiais da Kanban University, fundada pelo criador do método Kanban.
O que sempre digo sobre as certificações, é que mais importante do que simplesmente ostenta-las em seu currículo é necessário sempre ter um propósito ao decidir investir (sim, porque é um investimento que não costuma ser barato) em uma. Ao estudar, tente sempre aplicar o conhecimento adquirido em sua prática no dia-a-dia, nem que seja uma pequena fração do que estudou. É como dizem: “O conhecimento sem ação é inútil”.
Por fim, se puder deixar mais uma dica para quem está começando é: cuidado com os atalhos. Desconfie sempre das soluções fáceis e milagrosas. Você não se tornará um guru da Agilidade com um curso de fim de semana, tenha certeza disso. O caminho para excelência será longo e árduo, assim como a maioria das coisas na vida, mas aprenda a apreciar a caminhada e dê o seu melhor no percurso, os resultados certamente virão.
Caso tenham qualquer dúvida, ou queiram conversar a respeito, não deixem de me chamar no privado, será um prazer se puder contribuir.
Se gostou do conteúdo, não deixe de compartilhar com os amigos para que mais pessoas possam ter acesso e assim, iniciar sua caminhada no mudo da Agilidade. E se tiver boas indicações de cursos gratuitos com esta mesma temática, coloque nos comentários.