Design  Travel Tips 

As melhores certificações de T.I. para 2023.

À medida que as empresas passam a ter sistemas de informação cada vez mais complexos, a necessidade de expandir o time de colaboradores de TI só aumenta. Os profissionais com certificações de TI específicas são ainda mais procurados. Afinal, os exames rigorosos e os pré-requisitos de certificação confirmam o profundo conhecimento e a experiência prática desses profissionais.

Atualmente, o mercado dispõe de uma série de especializações novas e populares, que capacitam o profissional para obter certificações de TI, mas é preciso escolher dentre as principais, quais as mais importantes para cada área de atuação, quais estão em alta e por fim, o nível de dificuldade. 

Elas variam de nível arquiteto, especialmente em computação em nuvem com foco em serviços, até as proficiências mais práticas, como rede de acesso remoto e segurança cibernética.

Confira, a seguir, a lista das 10 certificações de TI mais relevantes para 2023.

Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (ITIL)

A Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é a estrutura mais amplamente aceita para gerenciamento de TI no mundo. A certificação ITIL cobre uma longa lista de especializações importantes, como gerenciamento de capacidade, gerenciamento de help desk, computação de alta disponibilidade (HA) e gerenciamento de incidentes e operações de TI 

Para essa certificação de TI, a ITIL Foundation é o ponto de partida e oferece uma compreensão geral do ciclo de vida dos serviços de TI, entregando um conjunto de melhores práticas especialmente valiosas para o profissional que atua em grandes organizações.

Profissional Certificado em VMware – Virtualização de Data Center

O VCP-DCV: ​​VMware Certified Professional – Virtualização de Data Center valida as habilidades necessárias para construir uma infraestrutura virtual escalável usando VMware vSphere. Essa certificação em TI demonstra que o profissional sabe instalar, configurar, administrar com segurança os sistemas e ambientes na nuvem e age na solução de problemas.

Os candidatos podem escolher entre vários recursos de aprendizagem online e aprenderão a administrar, consolidar e implantar tecnologias de virtualização VMware, como clusters vSphere High Availability e Distributed Resource Scheduler.

AWS Certified Cloud Practitioner

Projetada para o profissional que busca uma compreensão geral dos serviços em nuvem da AWS, é considerada uma certificação de TI de nível fundamental, sendo realizada, geralmente, no início da carreira, já que tende a ser um trampolim para certificações AWS mais especializadas no futuro.

Baseada na popular plataforma de nuvem pública Amazon Web Services (AWS), essa certificação é o ponto de partida para uma variedade de certificações de nuvem populares da Amazon, incluindo AWS Solutions Architect, Developer, DevOps Engineer e SysOps Administrator.

Auditor de Sistemas de Informação Certificado (CISA)

O credenciamento CISA valida as habilidades de auditoria, segurança cibernética e gerenciamento de risco. Especialistas em TI certificados pela CISA são contratados para garantir que os ativos essenciais de uma empresa sejam protegidos e mantidos de maneira adequada.

Essa certificação em TI exige conhecimento aprofundado em auditorias, e exige que o profissional atue na área de auditorias há pelo menos 5 anos, ou que por 2 anos tenha trabalhado na área, e por 3 tenha estudado áreas correlatas.

Profissional Certificado de Segurança de Sistemas de Informação (CISSP)

Essa é a certificação indicada para quem trabalha com análise, auditoria e engenharia de sistemas. O profissional de TI com certificação CISSP (Certified Information Systems Security Professional) é responsável por gerenciar as informações que determinam os aspectos de segurança da arquitetura geral, controles e gerenciamento de uma organização de TI.

A certificação exige um mínimo de cinco anos de experiência relevante. Uma vez obtida, o profissional de TI precisa receber créditos de educação continuada a cada ano para manter suas credenciais.

Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP)

Desenvolvida e administrada pelo Project Management Institute (PMI), essa é a certificação de gerenciamento de projetos mais reconhecida atualmente. Em síntese, o título demonstra que o profissional de TI é competente para gerenciar projetos, incluindo aspectos específicos como orçamentos, metas e equipes. 

O exame testa as habilidades do profissional nas cinco etapas básicas do ciclo de vida inerentes a qualquer projeto: iniciar, planejar, executar, monitorar, controlar e encerrar.

Certificado em Risco e Controle de Sistemas de Informação (CRISC)

Essa certificação de TI aprova o profissional em quatro habilidades centrais: avaliação, identificação, mitigação e resposta, bem como monitoramento de controle e relatórios. Para validar habilidades de controle de sistemas e gerenciamento de riscos são necessários 5 anos de experiência e um exame de 3 horas. 

Agora, mais do que em qualquer outro momento, a indústria mantém o foco voltado para avaliação de riscos de TI.

Gerente Certificado de Segurança da Informação (CISM)

Com foco central na segurança da informação, essa certificação prepara o profissional de TI para  que ele consiga projetar e desenvolver protocolos de segurança, bem como gerenciar a segurança geral de TI de uma empresa.

Arquiteto de soluções certificado pela AWS – associado

O exame da certificação AWS Certified Solutions Architect testa a experiência do profissional de TI com o desenvolvimento de projetos de sistemas na AWS. Direcionada para colaboradores com experiência prática com os serviços da AWS, que estão acostumados a arquitetar sistemas distribuídos em grande escala. 

Essa certificação pode ser exatamente o que falta para melhorar a qualidade das entregas e avançar na carreira.

Arquiteto de nuvem profissional certificado pelo Google

O credenciamento de arquiteto de nuvem profissional certificado pelo Google é uma das certificações mais buscadas atualmente. Essa disciplina permite que o profissional de TI seja reconhecido como arquiteto no Google Cloud Platform (GCP). 

Assim, ela garante que o colaborador conseguirá projetar, desenvolver e gerenciar recursos residentes na arquitetura de nuvem do Google usando tecnologias GCP.